VALE A PENA INVESTIR EM UM PLANO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?


18 Feb
18Feb

Para bem pensarmos é necessário compreender o que é a Qualificação Profissional e mais a frente também se faz necessário discutir de quem é a sua responsabilidade.

O que é Qualificação profissional ?

Qualificação Profissional são os atributos e características de um indivíduo para se posicionar bem no mercado de mercado. Qualificação profissional é a preparação para aprimorar suas habilidades, e especializar-se em determinadas áreas para executar da melhor forma suas atribuições.

Atualmente é um requisito básico para ter sucesso no mundo globalizado, funciona de forma a complementar a formação, seja ela de nível médio ou superior.

A qualificação profissional pode ser através de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais, para qualquer tipo de empresa, como cursos de idiomas ou computação, ou para um setor específico, como logística, marketing, e etc.

A qualificação profissional tornou-se mais do que essencial e determinante para o futuro profissional de uma empresa, ter indivíduos qualificados, uma vez que muitos profissionais de recursos humanos já consideram o diploma superior como uma qualificação mínima para obter sucesso, o indivíduo deve especializar-se ainda mais, com pós-graduações, conhecimentos de três ou mais idiomas, currículo extenso, e etc.

Como funciona?

Ter uma equipe preparada é a base para uma empresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática e é nesse momento que ter apoio de empresas especializadas no assunto faz diferença.

A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para chegar e conquistar estas metas.

O plano de qualificação começa com a conceituação de dois fundamentos básicos:

O primeiro fundamento a ser conceituado é a função de treinamento que é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.

O segundo fundamento oriundo deste conceito é a questão de competência. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam. A próxima ilustração esclarece e bem este conceito.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Compreendido o que é e como funciona, precisamos pensar de quem é a responsabilidade?

Empresas que investem em planos de carreiras, que premiam e destacam profissionais que se qualificam são sempre bem vistas e tem uma maior aceitabilidade no mercado. Mas ainda não responde quem é o responsável pelo plano de qualificação profissional.

O responsável é? ..........................................................................................

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


VOCÊ!!

As empresas buscam qualidade, aprimoramento constante em suas práticas de trabalho, elas fazem benchmarking, investem em P&D, apoiam a inovação tecnológica. Tudo buscando um viés de melhoria e aceitação de seus produtos no mercado. Elas costumam sim ter um plano de qualificação profissional, mas não é dela a responsabilidade! Você é o maior interessado no seu desenvolvimento, seus concorrentes estão fazendo isso agora!

O plano de qualificação da empresa é interessante mas é focado na necessidade da empresa!

Quando você estagna em sua carreira, em seu conhecimento, os seus concorrentes estão a cada dia mais buscando algo para inovarem e terem a oportunidade que você está tendo no momento! Então foque o seu Plano de Qualificação Profissional habilidades e competências que sempre te deixem à frente de seus concorrentes.

Siga uma dica mágica minha para você, elabore você mesmo seu plano de qualificação profissional, e adicione a ele um pouco de qualificação pessoal

Tenha em seu Smartphone, notebook ou no tablet uma planilha, elenque os principais conhecimentos que gostaria de obter, as habilidades que queira desenvolver e defina METAS, tenha PRAZOS, defina seus investimento e se DIVIRTA fazendo isso.

Quando você tiver um plano de qualificação profissional, o mercado de trabalho, vai te procurar, vai ter questionar, vai testar, e acima de tudo ele vai te QUERER sempre e a todo momento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Espero que com o texto de hoje você possa ter uma visão diferente sobre o plano de qualificação profissional,. Lembre-se que investir na qualificação pessoal é importante e um fator determinante na ampliação de suas habilidades profissionais, e investir também na qualificação pessoal é investir em suas habilidades como ser humano!

Até breve!!!

Se quiser seguir mais dicas como essa me envia um e-mail!

Meu e-mail é rafael@ehelpeducacao.com.br

Grande abraço e até nosso próximo bate papo!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.